Anotações em controle de frequência
- viniciusdelacerdaa
- 12 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mar. de 2022

Quanto vale a sua hora?
Em regra, os empregados costumam ter ganhos proporcionais à jornada de trabalho. A legislação limita as horas de trabalho permitidas para proteger a saúde do trabalho.
Por isso, objetivamente, o que definirá se o empregado receberá uma remuneração alta ou baixa, em suma, é o valor da sua hora de trabalho, nele incluído todas as vantagens recebidas.
Pode-se entender que registrar as horas de entrada e saída do trabalho, incluindo as que extrapolam a jornada normal, significa constituir o trabalhador como um credor pelo tempo que "vendeu" ao seu empregador.
O modelo de produção capitalista tratou de incutir nos trabalhadores a ideia de que "tempo é dinheiro". Independente se concorda com essa frase, ao não anotar corretamente a jornada de trabalho o trabalhador simplesmente entrega, sem nenhuma retribuição, o "tempo" que poderia ter sido utilizado para seu bem-estar, por exemplo.
As leis relacionadas à jornada de trabalho foi uma das mais afetadas pela reforma trabalhista, confirmando que horas extras não pagas são uma grande fonte de economia para o empresário. Num raciocínio inverso significa dizer que é uma grande fonte de riqueza para o trabalhador, mas apenas para aquelas que registram corretamente e conferem o pagamento dessas horas.
Não raro recebo clientes que dizem que foram obrigados a anotar um horário que não corresponde com a realidade, resultando no não pagamento das horas trabalhadas. Já disse algumas vezes que a relação de trabalho é uma relação de poder e esse exemplo é uma prova disso. Naturalmente que o empregado, estando numa situação vulnerável, fará o que o empregador determinar, sob risco de perder o emprego.
Embora essa pareça ser a única alternativa para o trabalhador, é importante que esse, pelo menos faça, mantenha um controle pessoal das horas que efetivamente trabalha; pode ser num caderninho ou num app qualquer, o importante é que o empregado saiba quanto do seu “tempo” foi para o ralo. Assim se quiser receber seus créditos, terá preciosas informações para ajudar a convencer o judiciário a condenar a empresa que não honrou com as obrigações e que enriqueceu ilicitamente às suas custas.
Σχόλια